Troféu Reitor

11-02-2013 22:00

 

ficha de inscrição troféu reitor.pdf (153,6 kB)

 

Este evento segue no sentido de fomentar a pratica de atividade fisica e desportiva a toda a comunidade académica: estudantes, professores, funcionarios e antigos alunos.

O Troféu Reitor foi projetado e pensado numa otica de confartenização, convivio e disputa, sempre aliado ás leis de jogos, etica e fair-play!

As equipas terão de ser exclusivamente representativas de um unico curso, sendo obrigatório elementos dos genero feminino e do genero masculino.

O Troféu Reitor inicia-se a 11 de fevereiro de 2013 e termina a a 14 de março de 2013, envolvendo quatro modalidades, futsal, voleibol, andebol e basquetebol.

 

TROFÉU REITOR – Regulamento Geral – 2012/2013

 

1) Em todos os jogos, os atletas terão de apresentar obrigatoriamente, na mesa de jogo, o respetivo bilhete de identidade/cartão do cidadão, passaporte, e cartão sócio da aautad.

2) No Troféu serão adotadas as Leis do jogo oficiais de cada modalidade adaptadas á realidade do torneio, com as exceções devidamente referenciadas no regulamento de cada modalidade.

3) Cada curso pode apenas inscrever uma equipa no Troféu.

4) Cada equipa terá de inscrever um mínimo de 12 elementos (obrigatório) e um máximo de 15, tendo 3 dos elementos da equipa serem do sexo oposto.

5) Cada equipa participante terá que pagar no ato da inscrição, a totalidade do valor da inscrição.

6) Cada equipa deverá apresentar-se com o seu próprio equipamento, adequado a cada modalidade.

7) Os elementos que integram uma equipa terão, obrigatoriamente, de pertencer ao mesmo curso 1. Cursos com Mestrado Integrado serão considerados como cursos em termos de representação. Os Cursos de Mestrado e de Especialização poderão apresentar equipa no Troféu Reitor, atendendo que: Mestrados com diversas áreas de especialização, só poderão apresentar uma equipa, podendo ter participantes das diversas áreas. Uma área do saber com mais que um mestrado poderá apresentar uma equipa por mestrado. Os mesmos critérios serão aplicados aos Cursos de Doutoramento.

8) O Troféu Reitor desenrola-se em duas fases: na primeira fase as equipas inscritas são agrupadas por sorteio em 2 grupos, mediante o numero de equipas inscritas, competindo num sistema de “poule/campeonato” a uma volta, sendo que serão apuradas 4 equipas de cada grupo para a segunda fase. Na segunda fase, as equipas apuradas disputam os jogos em sistema de taça (eliminação direta) até à final.

9) Nas modalidades de Futsal, Andebol os jogos terão a duração de 30 minutos, duas partes de 15 minutos em tempo corrido. Na modalidade de Voleibol os jogos serão estruturados em 3 sets (set´s de 15 pontos), sendo considerado vencedor à melhor dos 3 sets. Na modalidade de Basquetebol será disputado em dois períodos de dez minutos cada. Haverá tolerância de 5 (cinco) minutos para o início de cada jogo. Com exceção das equipas da Associação de funcionários da UTAD e da Associação de Antigos Estudantes da UTAD.

10) Disciplina: Qualquer jogador expulso num jogo, ficará automaticamente suspenso por 1 jogo, podendo essa sanção ser agravada.

11) Nos jogos da 1ª fase são atribuídos: 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 pontos por derrota.

12) No final da 1ª fase, às equipas que terminarem com igual número de pontos, para efeito de desempate, são aplicadas as seguintes disposições, segundo a ordem de prioridade descrita:

a) o número de pontos alcançados pelas equipas empatadas, no(s) jogo(s) que entre si realizaram;

b) a diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelas equipas empatadas, nos jogos que realizaram entre si;

c) Número de golos marcados pelas equipas empatadas, nos jogos que realizaram entre si;

d) Se duas equipas terminarem empatadas em número de pontos, com a mesma diferença de golos marcados e sofridos e com o mesmo número de golos marcados, o vencedor do jogo entre as duas equipas será considerado como o melhor classificado.

e) a maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelas equipas empatadas, nos jogos realizados em toda a 1ª fase;

f) o maior número de golos marcados em toda a 1ª fase;

g) Disciplina.

13) Se duas equipas com o mesmo número de pontos e mesmo número de golos marcados e sofridos disputarem o último jogo da 1ª fase uma contra a outra, e terminarem o jogo empatadas, a classificação final dessas equipas será realizada através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade, no caso especifico da modalidade de futsal, no caso da modalidade de andebol serão marcados livres de 7 metros, no caso da modalidade de basquetebol serão executados lances livres.

14) Nos jogos a eliminar (2ª fase), se o jogo terminar empatado no final do tempo regulamentar, proceder-se-á à marcação de pontapés da marca de grande penalidade (não haverá lugar a qualquer prolongamento), adaptando-se a regra do ponto 13 deste regulamento.

No jogo da final, se o jogo terminar empatado no final do tempo regulamentar, proceder-se-á á regra do ponto 13 do presente regulamento.

15) Os critérios de desempate estão descritos nos Regulamentos Específicos de cada modalidade. Nos casos omissos, aplica-se o Regulamento em vigor da Federação da Modalidade em questão.

16) Prémios:

- As 1ªs, 2ªs e 3ªs classificadas terão direito a Troféu ou equivalente/prémios individuais;

- Equipa/Curso Fair-play tem direito a Salva ou equivalente;

- O melhor marcador(a), o(a) melhor guarda-redes (Modalidades onde exista GR), o(a) melhor jogador (a) das restantes modalidades coletivas do Troféu Reitor.

18) O Troféu decorrerá na Nave dos Desporto da UTAD, iniciando-se a 11 de fevereiro de 2013 e termina a 14 de março de 2013.

19) Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela organização do Troféu Reitor.

Voltar